
O tecido mais utilizado para o ponto cruz é o quadrilé (termo commummente usado em Portugal, mas por aí fora é chamado de Aida).
Pode encontrar várias cores de quadrilé (já chagamos a ter na loja 11 cores diferentes para entrega imediata), o que dá sempre outro charme ao seu trabalho, para além das cores básicas branco e bege ou champanhe.
E o que é o quadrilé?
O quadrilé é um tecido que já vem com a trama definida, ou seja, já vem com os pontinhos definidos para podermos bordar as nossas cruzinhas. São estes buraquinhos que nos vão permitir, sem forçar, enfiar a nossa agulha sem ponta e formar as cruzes, que são o ponto típico do ponto cruz, tal como o nome indica.
Além destas características, o quadrilé também tem tramas diferentes: pequeno, médio e grande.
Pequeno: os pontos estão mais concentrados, permite por exemplo utilizar um a dois fios (se falarmos das linhas para bordar Anchor) e dará um tamanho mais pequeno do trabalho final. Costumamos ter em branco.
Médio: é o tamanho mais utilizado, em especial nas cores, pois às vezes é necessário uma maior visualização da trama para podermos bordar. Utiliza-se por norma 2 fios e está disponível em várias cores.
Grande: este tem uma trama já bem grandinha e é utlizado por habito por pessoas que já têm uma maior dificuldade de visão. Aqui podemos aconselhar já a utilização de 3 fios. Costumamos ter em branco.
O nosso quadrilé a metro é maioritariamente de fabrico nacional, ao qual damos clara preferência.